sexta-feira, 21 de maio de 2010

Unidade 2 hipertexto

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: II
Atividade1: a) O que é hipertexto?
Cursista: Andréa Geraldo Sacramento Scheffer
Tutora: Maria Madalena Pereira da Silva
Data: 21/05/2010



O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que "permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses. Hipertexto é uma estrutura interativa de apresentação que possui três componentes principais: uma base de dados textual; uma rede semântica entre diferentes unidades temáticas e ferramentas informáticas.
Sua navegação é baseada em elementos gráficos conhecidos por ícones, que interligam-se à base de dados, à rede semântica e às unidades temáticas através de um mecanismo conhecido por link.A navegação em um documento hipertextual resulta na construção de conhecimento, cuja navegação não-linear, interativa e subjetiva remonta um documento maior. Sendo assim, "a rede de conhecimentos 'flutua' pelo documento, sem fazer parte do mesmo.
Entendemos por link, a forma pela qual as páginas de um documento hipertexto se interligam proporcionando também uma forma de interação. é um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e a comunicação.A escolha por trabalhar com hipertexto na educação vai ao encontro das teorias pedagógicas que defendem a autonomia, a interação e construção de conhecimentos. Nossa memória compreende melhor aquilo que está organizado em esquemas e com representações espaciais.
O hipertexto é uma representação espacial permitindo acesso por meio de redes e tramas, essa representação, propicia a interatividade e pode favorecer a compreensão melhor do que se conhece. O trabalho com hipertextos permite trabalharmos de duas formas complementares: forma usuário e a forma autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário