terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ativ2A_Socializando com Projetos em sala de aula

Atividade: 2 A -Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista:ANDREA GERALDO SACRAMENTO SCHEFFER
Tutora:Maria Madalena Pereira santos
Unidade Escolar:Unidade IV
QUAIS OS CONCEITOS, ATITUDES E PROCEDIMENTOS MOBILIZADOS E/OU DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS?
O Projeto: “Você faz, Eu compro”. É um projeto interdisciplinar que visa motivar os alunos a fazerem as atividades escolares de forma prazerosa, o mesmo envolve várias diciplinas dentre outros docurriculo como : Português;Matemática; ética; cidadania; religião; resgatando valores como: respeito mutuo; compromisso; solidariedade.Percebe-se que este projeto tornou-se de suma importância no aprendizado, buscando promover a auto-estima dos alunos,onde ele possa ver a atividade com um olhar mais positivo. Para execução do projeto foram adotados tais procedimentos, sendo em três etapas distintas como:
No primeiro momento foi investigado as ações em sala de aula por parte dos alunos pelos quais dificultavam o bom andamento das aulas, diante do exposto foram construído a tabela de valores destacando ações pelas quais deveriam ser obedecidas e como resultados uma recompensa em valor.(dinheiro fictício); mas carimbados com o nome do projeto. E assim o aluno vai angariando fundos para a segunda etapa.
No segundo momento, foi montada uma feira no pátio da escola, onde há produtos a serem vendidos aos alunos e a moeda de compra e o dinheiro arrecadados durante a execução e desenvolvimento através das atividades propostas em sala de aula.
A terceira etapa é a socialização, onde através dos erros e acertos, buscando discutir os resultados deste trabalho e redirecionando o projeto para efetivação no próximo bimestre.
Este projeto integrou-se no currículo através de ações do PA e consecutivamente no PPP da escola, onde proporciona abertura e direciona ao trabalho interdisciplinar, envolvendo vários instrumentos tecnológicos, como: Filmadora; data show; máquina digital, computador para produção do projeto e impressão e outros. O Projeto foi muito bom pois superou nossas expectativas, foram alcançandos resultados satisfatórios,pois motiva os alunos a fazerem suas tarefas,e estar ativo em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário