sexta-feira, 11 de junho de 2010

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO
COM AS TICs
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: ANDRÉA GERALDO SACRAMENTO SCHEFFER

Autor: Maria Magalhães
Co-autor: Andréa Geraldo Sacramento Scheffer
Trava-línguas: contribuindo para o aprendizado da leitura e da escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprimorar a pronúncia, a entonação e sistematizar a ortografia e a compreensão fonética de algumas letras e sílabas.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Perguntar se os alunos sabem de onde vem, se conhecem ou sabem falar algum trava-língua.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Inicialmente o professor definirá o que são trava-línguas, explicando que são frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase difícil para um outro indivíduo falar. Essas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. Os trava-línguas já fazem parte do folclore brasileiro, porém, estão presentes mais nas regiões do interior brasileiro.
Momento 2
O professor apresentará aos alunos alguns trava-línguas no quadro e pedirá para lerem e repetirem. Alguns exemplos de trava-línguas:
·         O pinto pia a pia pinga, quanto mais o pinto pia mais a pia pinga.
·         O rato roeu a roupa do rei de Roma.
·         Traga três pratos de trigo para três tigres tristes.
·         O peito do pé do Pedro é preto.
·         Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado Luzia.
·         Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, para o prato, pia o pinto e mia o gato.
 
Momento 3
Após ser dado a oportunidade das crianças lerem e repetirem os trava-línguas a professora apagará o quadro e fará um ditado em uma folha ou no próprio caderno das crianças com as palavras trabalhadas e presentes nos trava-línguas.
· rei
· tigre
· lustre
· Pedro
· Prato
· Preto
· Gato
· Roupa
Momento 4
Distribuir para cada criança 1 trava-língua com letra palito para ser copiado em letra cursiva e ilustrado.
Avaliação
O professor observará a dicção das crianças ao pronunciarem o trava-língua. Durante a atividade de escrita o professor poderá observar o traçado da letra cursiva do aluno, bem como a interpretação do trava-língua através de desenho. Na atividade do ditado a sugestão é observar o processo de escrita dos alunos, bem como os fonemas ainda não dominados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário