SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
GUARAÍ – TOCANTINS
PLANO DE AULA – METODOLOGIA TRILHAS
Responsáveis:
Orientadora Educacional:
Denise Cirqueira de Lima Silva
Professoras:
Andrea Geraldo Sacramento Scheffer
Maria de Sousa Santos Neta
Anos
2º e 3º ano
Habilidades a serem desenvolvidas:
Escrever textos considerando sua finalidade;
Descrever localização em determinado espaço, utilizando terminologia adequada;
Desenhar croquis de espaço
Reconhecer-se como indivíduo e parte integrante do grupo social
Conteúdos:
Português:
Elaboração de Entrevista
Elaboração de Cartaz
Lista Temática
Matemática:
Localização espacial
Representação de espaços
Geografia:
Eu e minha escola
Tempo estimado:
Duas semanas.
Período:
Recursos materiais:
Folhas A4, lápis de cor, lápis de escrever, laptops UCA, data show
Desenvolvimento
1ª Etapa:
Projetar para os alunos um vídeo de entrevista
Deixar os alunos perceberem a organização interna da estrutura da entrevista em pergunta e resposta
Discutir com os alunos como deve ser a abertura e encerramento da entrevista pelo entrevistador;
2ª Etapa:
Dividir os alunos em grupos e comentar com os mesmos, que será realizado um passeio pela escola e uma visita aos departamentos, sendo que cada grupo será responsável por entrevistar o responsável por cada setor.
Setores a serem visitados:
Direção
Financeiro
Biblioteca
Laboratório de Informática
Secretaria
Coordenação
Orientação Educacional
Cantina
3ª Etapa:
Elaborar entrevistas em grupos
Correção dos questionários
4ª Etapa
Traçar com os alunos o roteiro para passeio na escola
Realizar passeio pela escola e fazer as entrevistas
5ª Etapa
Discutir oralmente com os alunos sobre as observações que eles fizeram durante o passeio
6ª Etapa
Projetar no data show figura de croqui e explicar para os alunos sua utilidade
Pedir para os alunos desenharem croqui da escola traçando o percurso que fizeram no passeio
Desenhar no tux paint o ambiente da escola que mais gostou de ter visitado
9ª Etapa
Lançar atividades dos alunos no blog da professora e pedir para que os alunos façam comentários sobre as ações desenvolvidas
Cronograma de Trabalhos:
Etapas | Data de realização |
1ª etapa | 01 de fevereiro de 2011 |
2ª etapa | 01 de fevereiro de 2011 |
3ª etapa | 03 de fevereiro de 2011 |
4ª etapa | 04 de fevereiro de 2011 |
5ª etapa | 04 de fevereiro de 2011 |
6ª etapa | 08 de fevereiro de 2011 |
7ª etapa | 08 de fevereiro de 2011 |
8ª etapa | 10 de fevereiro de 2011 |
9ª etapa | 11 e 18 de fevereiro de 2011 |
Avaliação:
A avaliação ocorrerá por meio da observação do desempenhos dos alunos nas atividades propostas e também pela análise dos comentários postados no blog da professora.
Andréa seu plano está ótimo, continue com essa garra e não esqueça, quando for desenvolvendo as ações vai publicando no seu blog. Muitas conquistas! Você merece.
ResponderExcluirAbraço,
Madalena