quarta-feira, 20 de abril de 2011

Projeto Xadrez

Escola Estadual José Costa Soares

Andrea Geraldo Sacramento Scheffer
Dirce Maria Aranha
Maria Sousa Neta
Marilene Milhomem Ferreira

Projeto: Xadrez na Escola

Linha de Pesquisa: Curso de Capacitação: Projeto UCA


Guaraí-TO

PROJETO “ XADREZ NA ESCOLA”

JUSTIFICATIVA

O jogo de xadrez proporciona e desenvolve o aspecto cognitivo, sendo um jogo dinâmico e prazeroso e de fácil acesso. Com alguns problemas que temos de alunos com problemas de raciocínio lógico, concentração e resolução de problemas, trabalhando o xadrez com os alunos podemos ajudar e melhorar o cognitivo, a concentração fazendo com que o mesmo aprenda o jogo, pratique e na sua vida escolar tenha um melhor aproveitamento nas áreas exigidas.

CONTEÚDOS

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores. A forma atual do jogo surgiu no sudoeste da Europa na segunda metade do século XV depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas.
Segundo a enciclopédia livre o xadrez é um dos jogos mais populares do mundo sendo praticadas por milhões de pessoas em torneios, clubes, escolas, pela internet, por correspondência e informalmente.
Xadrez sendo um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte, e o jogo é conhecido pela sua complexidade.

OBJETIVOS

• Desenvolver e proporcionar para os alunos uma melhor concentração, desenvolvimento no aspecto cognitivo, memória, imaginação e raciocínio.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Iniciamos com um estudo do histórico do xadrez, realizado pelos próprios alunos usando seus laptops. Explicando após pesquisa a real importância do mesmo e posteriormente com o jogo em si. Em seguida explicamos as regras e suas táticas à visualização um vídeo instrutivo retirado do You Tube, e depois de conhecido o jogo vai para prática dos alunos abordando o jogo do simples para o mais complexo. Com a evolução dos alunos proporcionamos momentos de jogo de xadrez.

INFRAESTRUTURA

Sala de aula, laboratório de informática e pátio.

RESULTADOS ESPERADOS

• Espera-se que os alunos desenvolvam o seu aspecto cognitivo (memória, raciocínio rápido, estratégias, concentração), bem como aprendam e possam saber jogar o xadrez.
• Deseja-se que os aspectos da interdisciplinaridade sejam notados, pois envolvem se neste projeto as disciplinas de História, Português e Matemática.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Alunos que tenham interesse em conhecer melhor o jogo e que tenham dificuldade de concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário